terça-feira, setembro 26, 2006

Ilha do Ibo
...parque nacional das Quirimbas...


Saímos de madrugada de Pangane para irmos apanhar uma piroga a Darumbe, que ficava a 1h de distância...O mar estava revolto, por isso optámos por ir na maior, o que foi a melhor decisão que podiamos ter tomado. Passo a explicar: a viagem durou 3h30m, apanhámos uma grande molha, o barco tinha um dos marinheiro apenas para ir tirando a água que entrava, fartámo-nos de andar para a frente e para trás até encontrarmos a trajectória perfeita...enfim, fui a viagem toda a pedir: "Tirem-me deste filme!!!"


Passou tudo quando nos começavamos a aproximar da ilha....a água tinha uma tonalidade esplendorosa, e avistava-se mais um objectivo da viagem cumprido, apesar das adversidades!!!
Pode dizer-se que remámos muito contra a maré, mas chegámos a porto seguro...
Logo na chegada, deu para perceber que estávamos num local, que para além de isolado, tinha parado no tempo... Um local que em tempos era, sem dúvida, uma aposta garantida...quer para viver, quer para visitar!!!
Chegámos cheios de "larica", de mochila às costas e desesperados por confortar o estômago, por isso seguimos directamente para o restaurante, diga-se único na ilha. Quando lá chegámos, perguntamos o que tinha de peixe, ou não estivéssemos nos numa ilha ("porção de terra cercada por água de todos os lados"), e a resposta foi negativa...Só havia lulas!!! Uma ilha onde não há peixe? A fome era negra: "Que sejam as lulas...Mas rápido!!!" Rápido é uma palavra que não existe no dicionário desta terra...e o que contribuía ainda mais para este facto, era o modo caricato como funcionava o restaurante. O restaurante não tinha stock, ou aparentava não ter...pedia-se o desejado, neste caso as lulas (não o desejado, mas o existente!!!), e eles iam buscá-las fora do restaurante para posteriormente nos servirem...Nunca pensei poder existir nesta terra recôndita, um progresso tão grande no ramo da restauração...Um restaurante que recorre unicamente a "out sourcing"!!!

Após afogarmos as máguas, fomos até ao abrigo onde íamos acampar...chegámos ao fim da tarde, montámos as tendas, e ainda fomos premiados com este excelente pôr do sol!!!
Tomámos banho....que digamos, me soube pela vida, não fosse o primeiro banho que tomava depois de sair de Maputo....e seguimos para mais uma refeição no restaurante "Quirimbas"! Depois de jantar, fomos vencidos pelo cansaço e fomos dormir, mas antes ainda deu para tentarmos avistar uma espécie que está em extinção, mas que ainda se avista por estas bandas: "Gambuzinos"!!!
Posted by Picasa Na manhã seguinte, após tomarmos "le petit déjeneur" fomos passear pela cidade que já vos descrevi atrás...Nota-se que aqui estiveram os portugueses no tempo colonial, pela arquitectura, e pelos fortes que ainda preservam o brazão português.....mas mesmo que isto não se passasse, há uma peça de mobília caricata que remonta aos nossos hábitos, e com a qual findo esta étapa da viagem....ilações, tirem-nas vocês!!! Abreijos....cá vai:

Geo Visitors Map