quinta-feira, setembro 28, 2006

Guludo!!!
...Last, but not the least...
Depois de sairmos da Ilha do Ibo pra mais uma viagem de piroga, em que demos boleia a uma avó e às suas netas que levavam um rádio que animou o pessoal durante a viagem, lá voltamos a Darumbe sob as ordens do capitão e pai de 5 dos 6 marinheros da barcaça. De Darumbe partimos para a praia do Guludo, que foi colocada no Top20 das melhores praias virgens do globo por uma revista Inglesa,.. África contribui com três praias, das quais já posso dizer ter estado numa!!! EHEHEHEHEHEH...aqui está um comprovativo para além das minhas fotos:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=226733


A praia, é realmente deserta, e lá acampamos num spot onde também viviam uns guardas....E quando digo deserta, é porque à falta de algo, passa a funcionar o sistema de "desenrasca" para suprir essa falha. Como nem tudo pode correr como previsto, a nós faltou-nos a água, e como tinhamos pouca gasolina, não dava para ir a uma povoação comprar... Ainda bem que no desenrasca, bons são os Tugas, por isso suprimos o problema com a maior das facilidades....Resolução: Coqueiros!!! Água de côco multifacetável!!! Água de côco para matar a sede, água de côco para cozinhar, água de côco para o café, e água de côco para lavar os dentes... Obviamente que numa terra destas se consegue sobreviver com o que a natureza oferece!!!

As paisagens que observávamos da praia não paravam de surpreender....desde o pôr do sol, a passar pelo luar, e a culminar no nascer do sol, fiquei com recordações que levarei comigo para onde for.... Experienciei na pele das melhores sensações que se pode ter: Um grupo reunido na praia a disfrutar o luar, numa tortúlia bem condimentada, e eu a ouvir um som que me levou durante uns momentos até outro lado....Estive no meu mundo, aquele que só é meu e que jamais os outros compreenderão, sozinho na minha onda, embora rodeado de pessoal.....sonhei acordado...acho que atingi um momento de meditação natural, ou seja, sem o provocar ele surgiu com a maior das naturalidades estimulado por tudo o que me rodeava!!! O meu momento ZEN!!!


No dia seguinte, o corpo não se ressentiu de tanta água de côco, e lá seguimos a caminho de Pemba, com 2h de tolerância por causa dos imprevistos, que por aqui teiman em acontecer, quando uma pessoa menos espera. E esta viagem não foi excepção...A 40 Km de Pemba, o bólide bebeu o último gole de gasosa e por ali ficou... Por o tempo ser escasso, e a prioridade era apanhar o avião para Maputo, poe isso deixamos o carro onde ele teimou ficar, e viémos à boleia na chapa de uma carrinha de um TugóMoçambicano. Quando tudo parecia ter voltado à normalidade, a polícia mandou-nos encostar por o carro estar sobrelotado....de "mulungos" (=brancos), digo eu....e nós a vermos os outros carros a passar apinhados de pessoas, malas, e até animais!!! Mas aqui uma pessoa habitua-se às tentativas de exploração por parte das autoridades...Que se há-de fazer?
Pior ainda, mais um entrave: a carrinha tinha acabado de furar o pneu no momento que encostavamos para parar... Mais um ponto a favor da moina...Sobrelotação e pneu furado!!!
Mas nada demais se passou, e chegámos a horas ao aeroporto, após algum tempo de discussão e negociação!!!
Que viagem!!! Completamente imprevísivel, ao estilo típico africano!!! Demais!!!
E assim finalizo mais uma aventura por terras Africanas!!

Abreijos TugóMoçambicanos

 Posted by Picasa

Geo Visitors Map