quinta-feira, maio 04, 2006

Reserva Especial de Elefantes - A Ida - I Acto

Rui "o Caçador"

Este Sr. chegou a Maputo e precisava de abrigo para umas noite...Telefonou à Margarida (Nanny), para ver se lhe arranjava tecto, então esta falou com os C9 residentes. Claro que não pusemos entraves...até ficamos todos contentes....um caçador de animais de grande porte em nossa casa...que fixe!!! Pareciamos umas criancinhas....mais ó menos com 6 anos, a não ser o Rodrigo (Capitão Botte) que parecia ter praí 3 aninhos!!! Antes de ir, rumo a um dos seus acampamentos no norte de Moçambique, propôs-nos irmos acampar com ele para a Reserva Especial de Elefantes, que fica no sul de Moçambique mais ó menos perto da Ponta do Ouro. Ficámos radiantes!! Turismo selvagem..o tipo de viagem que eu tanto ansiava antes de vir pra cá...um mini safari?....National Geographic/Discovery Channel/Odisseia ao vivo? Contem comigo!!! E assim se proporcionou esta aventura...que passo a adiantar, mas sem tirar o suspense, há-de ficar na minha memória enquanto esta durar....já me imagino com os meus netos/bisnetos (o melhor é só mm imaginar os netos...os bisnetos logo se verá...), a contar: Long Long time ago, a young guy, who went to Mozambique, had the most incredible wild experience...with elephants, hipos, crocodiles...and even dynossaurs...the bigger ones-T´Rexs (eu é que sei, e posso exagerar, porque história é minha...se quiserem arranjem uma vossa).....blá, blá, blá......

a cabine dos passageiros, que inclui um banco capaz de desfazer até as mais confortáveis nalgas existentes à face do globo
Continuando...agora na língua do Camões: Este rapaz, alto, louro, de olhos verdes, apelidado de Fumaça, juntamente com mais 3 amigos que com ele partilhavam a casa, a Nanny, o Sr. Presidente, e o Capitão Botte, resolveram aceitar o convite de um caçador que tinham conhecido, em ir acampar e conhecer a vida selvagem em Moçambique.

o tanque de Guerra…

O Caçador tinha um compnheiro e amigo chamado Sebastien, que era para ele como o Sancho Pança para Don Quixote, só que não viajava num burro.... viajava no mesmo cavalo branco que o caçador....esperem...prefiro que seja uma égua...são mais nervosas. Depois hão-de perceber...

Esta égua era tão forte e tão grande que transportava os cinco viajantes, a sua carga, e ainda o fiel companheiro de Sebastien...a Lucy.....

a mascote(Lucy), que não faz juz à raça pitbull...vinha mais acagaçada que nós

Mas Lucy não tinha um espírito aventureiro, e tinha medo de andar a cavalo...além disso enjoava!!!

uma imagem que acreditem: causou arrepios

uma coisa rara de se ver por estas bandas

Os jovens aventureiros logo no ínicio da viagem, depararam-se com duas imagens...uma bastante constrangedora...que os arrepiou e os deixou um bocado nostálgicos....e outra que foi uma novidade para eles: pela 1ª vez viram uma égua de transporte de doentes!!

Depois de atravessar um rio repleto de miticos animais, alguns selvagens, outros amestrados, de pôr a sua vida em perigo mais que uma vez, e após remarem várias horas até quase à exaustão, conseguiram finalmente chegar a terra firme, onde os esperava ainda uma longa e dura viagem, cheia de obstáculos e adversidades para eles ultrapassarem!!!

força da gravidadeI

força da gravidadeII

O primeiro obstáculo foi a força de gravidade, e a velocidade estonteante a que cavalgava a égua...tendo em conta que o espaço que os jovens ocupavam era diminuto e desconfortável, estes temeram pela sua integridade física, sentimento aliado a uma adrenalina quase viciante!!! O único motivo que os mantinha tranquilos (mais ó menos) e confiantes no sucesso da viagem, era saberem que Rui "o Caçador", tinha sido em tempos jokey em corridas de cavalos de todo o terreno!!! Menos motivadas para continuar a viajem estavam as "nalgas" de cada um, que começavam a ficar doridas de tanta turbulência!!!

To be continued.......

terça-feira, maio 02, 2006


"Sejam bem-vindos à nossa humilde VARANDA"
"Bom Dia", e sejam bem vindos a mais um passeio turístico pela varanda mais badalada de Maputo. Esta semana elegemos a varanda de um grupo apelidado pelos " Os Imortais", ou se quiserem " Os Big Five". Estes jovens, com apenas 2 meses e pouco de estada na nossa bela cidade, logo se impuseram no meio "varandístico" com a sua varanda arrasadora, tirando a notoriedade outras varandas que já vinham a ter sucesso, desde o tempo colonial.
Um dos empreendedores, Miguel, dirigiu algumas palavras, dizendo:
..."tomai e comei...este é o".....
Não era esta a reportagem que queríamos por no ar.....agora sim, Miguel, um mestre varandeiro: ....." não foi por acaso que viemos para Maputo....foi amor à primeira vista!!! Ficamos todos de beicinho por ela!!! Mas no ínicio, haviam mais algumas candidatas...uma no BurkinaFazo....que tirou o Rodrigo do sério...foi muito díficil mante-lo connosco mais uma época, mas com a persuasão necessária, conseguimos faze-lo mudar de ideias, e mostrar-lhe que a renovação era o caminho a seguir. Foi muito bom para todos, porque pelo que viemos a saber, essa varanda não passava de uma manobra da concorrência para tentar abalar a nossa equipa....E digo desde já aqui, que essa "malabarice" apenas contribui para a coesão e união do grupo."

vista para a entrada do nosso prédio..... em frente: Av. 24 Julho.... esquina da direita: Café Nautilus, onde mantemos viva a tradição portuguesa do cafézinho a seguir ao almoço; esquina da esquerda: Polana Shopping, que ao ser mais pequeno que um Dallas ou Brasília, de shopping não tem nada...

Renato, um varandeiro reconhecido há várias épocas, e já tendo rodado bastantes varandas pelo mundo inteiro, diz nunca ter integrado uma equipa tão inovadora e empreendedora: "Já ando nisto há muito tempo....posso considerar-me mesmo um veterano...mas varanda como esta nunca vi!! Ainda para mais gerida por uma equipa tão completa....acho que vai dar que falar....Esta vitória foi apenas a nível nacional, mas estamos confiantes para o Mundial. Temos tido ideias inovadoras, como a estreia mundial feita em nossa casa ao longo desta época de arremesso de liquidos em altura....modalidade em qual também temos o melhor atleta....por isso vejo com bons olhos as competições que se aproximam"

Noite: vista para a marginal.......na direcção da Costa do Sol, onde está a ser rodado o filme do Leonardo DiCaprio, em que ele faz de mercenário....mas depois veêm o filme...agora o que interessa são as varandas!!!!

Rodrigo, ainda a recuperar da desilusão, pelo projecto do Burkina não ter passado disso mesmo, um projecto sem viabilidade, manifestou-se bastante motivado por poder integrar os "Big Five" mais um ano, e poder usufruir uma varanda como esta. "Não me imagino em mais nenhuma varanda a não ser esta....apesar de existirem varandas que nos poderão fazer frente, não há equipa que nos bata", foi a reacção deste varandista.

Antes de ir deitar, um cigarrinho a apreciar esta vista......TOP...melhor era impossível...isto é...se estivesse cá alguém que eu sei.....acredito que seria bastante melhor..... mas de qualquer modo....a nível paisagístico, é difícil bater este luar.

Outro membro destes reconhecidos varandeiros, Rui, não resistiu, ao afirmar ser um dos proprietários de uma varanda única: "Desafio qualquer um a mostrar-me uma varanda que chegue ao nível desta, e que proporcione momentos como esta nos tem proporcionado. Até digo mais....Pago 3.000.000Meticais, a quem conseguir bater estar varanda na próximo ano!!!"

vista de noite: direcção ilha de inhaca
Osvaldo, por sua vez foi mais longe, ao dizer que esta varanda é um complemento medicinal para inúmeras doenças: "A nossa varanda não tem apenas o objectivo de agradar pelo seu estilo, nível e beleza....eu prezo mais a sua aptidão para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos que dela padecem...Eu refugio-me na varanda para ter uma noite de sono que me revitalize para o dia seguinte...mas penso que além desta combater o stress do dia a dia, é bem capaz de lidar e atenuar outro conjunto de doenças...."
Com uma campanha promocional como esta, o título de "Varanda mais badalada de Maputo", foi sem surpresa para estes jovens empreendedores, "OS BIG FIVE"!!!
"Boa Noite"......
e não percam o próximo concurso " Raios e Trovões", em que elegeremos as melhores fotos de tempestades que vão assolando Maputo.
Vamos à música.....

Geo Visitors Map