quinta-feira, setembro 28, 2006


Dizbunda: "Bunda!"...na Ponta do Ouro

Devido ao curso de mergulho que alguns de nós frequentaram, o grupo aproveitou e pôs-se a toques para a Ponta. Quem tava no curso ia mergulhar e os restantes foram dar apoio moral....Sempre solidários, sempre juntos!!!


A viagem até ao destino é uma trituradora humana...deixa qualquer um todo moído!!! Estradas que não lembra a ninguém!!! Obviamente que quem conseguir dormir (..como eu...lol), aguenta não bem...mas melhorzinho!!!

Como é muito puxada, fizemos uma paragem para "esticar o pernil" e confraternizar com os conterrâneos!! Foi o "Luscofusco"....5 a 7 minutos de paragem...muito intensos, numa das capitais do dito cujo....2º local mais popular, a seguir a Kinshasa, para a prática desta modalidade!!!


Foi um fim de semana violentíssimo, porque resolvemos fazer uma maratona de lusco fusco!!! Comer bem e bem comer, praia, musicol, e acima de tudo, um grupo altamente!!!

O regresso dos Imortais foi celebrado na outra margem do rio com fogo de artíficio e festevidades para a ocasião!!!

Agradecemos ao amigo "Buza" a preocupação, fizemos um bocado de sala, mas com uma viagem violenta em cima, e a abusar dos 5 a 7 minutos o fim de semana todo, resolvêmos recolher às "maisons" para um sono de beleza que já estavamos a precisar!!!

Posted by Picasa Abreijos TugóMoçambicanos!!!

Guludo!!!
...Last, but not the least...
Depois de sairmos da Ilha do Ibo pra mais uma viagem de piroga, em que demos boleia a uma avó e às suas netas que levavam um rádio que animou o pessoal durante a viagem, lá voltamos a Darumbe sob as ordens do capitão e pai de 5 dos 6 marinheros da barcaça. De Darumbe partimos para a praia do Guludo, que foi colocada no Top20 das melhores praias virgens do globo por uma revista Inglesa,.. África contribui com três praias, das quais já posso dizer ter estado numa!!! EHEHEHEHEHEH...aqui está um comprovativo para além das minhas fotos:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=226733


A praia, é realmente deserta, e lá acampamos num spot onde também viviam uns guardas....E quando digo deserta, é porque à falta de algo, passa a funcionar o sistema de "desenrasca" para suprir essa falha. Como nem tudo pode correr como previsto, a nós faltou-nos a água, e como tinhamos pouca gasolina, não dava para ir a uma povoação comprar... Ainda bem que no desenrasca, bons são os Tugas, por isso suprimos o problema com a maior das facilidades....Resolução: Coqueiros!!! Água de côco multifacetável!!! Água de côco para matar a sede, água de côco para cozinhar, água de côco para o café, e água de côco para lavar os dentes... Obviamente que numa terra destas se consegue sobreviver com o que a natureza oferece!!!

As paisagens que observávamos da praia não paravam de surpreender....desde o pôr do sol, a passar pelo luar, e a culminar no nascer do sol, fiquei com recordações que levarei comigo para onde for.... Experienciei na pele das melhores sensações que se pode ter: Um grupo reunido na praia a disfrutar o luar, numa tortúlia bem condimentada, e eu a ouvir um som que me levou durante uns momentos até outro lado....Estive no meu mundo, aquele que só é meu e que jamais os outros compreenderão, sozinho na minha onda, embora rodeado de pessoal.....sonhei acordado...acho que atingi um momento de meditação natural, ou seja, sem o provocar ele surgiu com a maior das naturalidades estimulado por tudo o que me rodeava!!! O meu momento ZEN!!!


No dia seguinte, o corpo não se ressentiu de tanta água de côco, e lá seguimos a caminho de Pemba, com 2h de tolerância por causa dos imprevistos, que por aqui teiman em acontecer, quando uma pessoa menos espera. E esta viagem não foi excepção...A 40 Km de Pemba, o bólide bebeu o último gole de gasosa e por ali ficou... Por o tempo ser escasso, e a prioridade era apanhar o avião para Maputo, poe isso deixamos o carro onde ele teimou ficar, e viémos à boleia na chapa de uma carrinha de um TugóMoçambicano. Quando tudo parecia ter voltado à normalidade, a polícia mandou-nos encostar por o carro estar sobrelotado....de "mulungos" (=brancos), digo eu....e nós a vermos os outros carros a passar apinhados de pessoas, malas, e até animais!!! Mas aqui uma pessoa habitua-se às tentativas de exploração por parte das autoridades...Que se há-de fazer?
Pior ainda, mais um entrave: a carrinha tinha acabado de furar o pneu no momento que encostavamos para parar... Mais um ponto a favor da moina...Sobrelotação e pneu furado!!!
Mas nada demais se passou, e chegámos a horas ao aeroporto, após algum tempo de discussão e negociação!!!
Que viagem!!! Completamente imprevísivel, ao estilo típico africano!!! Demais!!!
E assim finalizo mais uma aventura por terras Africanas!!

Abreijos TugóMoçambicanos

 Posted by Picasa

quarta-feira, setembro 27, 2006

Tamos juntos!!!

Faço por aqui uma pausa por um motivo de força maior: Desejar uma óptima estadia por terras espanholas (Barça) à minha Gatinha!!!
Este foi o último telefonema que te fiz antes de saíres para Espanha!!! Estava em Macomia, numa realidade bastante distinta daquela que tu vais encontrar!!!


Vou tentar fazer uma breve explicação do tua nova realidade...Tu e os teus "house mates"!!!


Isto suponho ser a tua casa, com vista para a Sagrada Família!!!

O grupo pioneiro!!!

Exercícios de relaxamento, com o instrutor Malheiro!!! A manter a forma para aguentar os primeiros dias!!!

E findo esta intervenção, desejando-te uma óptima experiência!!! Aproveita ao máximo!!! Experiências destas não urgem todos os dias!!! Diverte-te.....mas juizinho!!!
p.s: tomem conta da minha menina pessoal!!! Fikem benne!!!

MI XATAS VIN!!!
Abreijos TugóMoçambicanos

terça-feira, setembro 26, 2006

Ilha do Ibo
...parque nacional das Quirimbas...


Saímos de madrugada de Pangane para irmos apanhar uma piroga a Darumbe, que ficava a 1h de distância...O mar estava revolto, por isso optámos por ir na maior, o que foi a melhor decisão que podiamos ter tomado. Passo a explicar: a viagem durou 3h30m, apanhámos uma grande molha, o barco tinha um dos marinheiro apenas para ir tirando a água que entrava, fartámo-nos de andar para a frente e para trás até encontrarmos a trajectória perfeita...enfim, fui a viagem toda a pedir: "Tirem-me deste filme!!!"


Passou tudo quando nos começavamos a aproximar da ilha....a água tinha uma tonalidade esplendorosa, e avistava-se mais um objectivo da viagem cumprido, apesar das adversidades!!!
Pode dizer-se que remámos muito contra a maré, mas chegámos a porto seguro...
Logo na chegada, deu para perceber que estávamos num local, que para além de isolado, tinha parado no tempo... Um local que em tempos era, sem dúvida, uma aposta garantida...quer para viver, quer para visitar!!!
Chegámos cheios de "larica", de mochila às costas e desesperados por confortar o estômago, por isso seguimos directamente para o restaurante, diga-se único na ilha. Quando lá chegámos, perguntamos o que tinha de peixe, ou não estivéssemos nos numa ilha ("porção de terra cercada por água de todos os lados"), e a resposta foi negativa...Só havia lulas!!! Uma ilha onde não há peixe? A fome era negra: "Que sejam as lulas...Mas rápido!!!" Rápido é uma palavra que não existe no dicionário desta terra...e o que contribuía ainda mais para este facto, era o modo caricato como funcionava o restaurante. O restaurante não tinha stock, ou aparentava não ter...pedia-se o desejado, neste caso as lulas (não o desejado, mas o existente!!!), e eles iam buscá-las fora do restaurante para posteriormente nos servirem...Nunca pensei poder existir nesta terra recôndita, um progresso tão grande no ramo da restauração...Um restaurante que recorre unicamente a "out sourcing"!!!

Após afogarmos as máguas, fomos até ao abrigo onde íamos acampar...chegámos ao fim da tarde, montámos as tendas, e ainda fomos premiados com este excelente pôr do sol!!!
Tomámos banho....que digamos, me soube pela vida, não fosse o primeiro banho que tomava depois de sair de Maputo....e seguimos para mais uma refeição no restaurante "Quirimbas"! Depois de jantar, fomos vencidos pelo cansaço e fomos dormir, mas antes ainda deu para tentarmos avistar uma espécie que está em extinção, mas que ainda se avista por estas bandas: "Gambuzinos"!!!
Posted by Picasa Na manhã seguinte, após tomarmos "le petit déjeneur" fomos passear pela cidade que já vos descrevi atrás...Nota-se que aqui estiveram os portugueses no tempo colonial, pela arquitectura, e pelos fortes que ainda preservam o brazão português.....mas mesmo que isto não se passasse, há uma peça de mobília caricata que remonta aos nossos hábitos, e com a qual findo esta étapa da viagem....ilações, tirem-nas vocês!!! Abreijos....cá vai:

PANGANE!!!!
...melhor era impossível...

A viagem até Pangane, apesar de ser dura, faz-se bastante bem... principalmente se se conseguir dormir parte dela... e admirar a paisagem enquanto se vai acordado!!! Mas quanto mais próximo se está do destino...mais nos esquecemos das mazelas da viagem!!! As praias que íamos vendo, antecipando o que nos esperava, decerto cortou a respiração a alguns de nós!!!
Uma praia livre de urbanização, com excepção das palhotas onde vivem os locais, na maioria pescadores...Uma praia de sonho!!!

Por mais que já tenha viajado, tenho de considerar esta praia uma das que concorre a 1ª lugar, no meu ranking!!! Se calhar pelo tipo de viagem que estava a fazer....um turismo 100% ao estilo BackPacker, de mochila e tenda às costas...o que nos proporcionou uma próximidade difícil de descrever com o meio natural que nos rodeiava, e uma flexibilidade enorme relativamente ao "spot" de dormida....Dormimos na praia, debaixo das palmeiras, ao relento sem tendas?, eram questões que se iam colocando...eram questões que tornavam esta viagem impevisível, e deslumbrante!!!

O jantar confecionado pelos locais, à base de peixe, deu para encher a barriga e ir poupando os mantimentos que carregávamos connosco, que nos podiam ser úteis noutros destinos (como se vai ver mais à frente)...e diga-se que o petisco estava muito bom, e até teve um toque especial... cafézinho para despertar!!!
O pôr do sol....o nascer da lua....a lua cheia....e um eclipse parcial da lua....foram fotos que gravamos para sempre da "noite" que não podia ter recebido melhor tão ilustres convidados!!!

Abreijos TugóMoçambicanos

Posted by Picasa

sexta-feira, setembro 22, 2006

Pangane: Here we go!!!

Depois de arrajar o bólide, para o qual o dono fez uma exigência...só alugava o jipe com motorista... lá partimos rumo ao nosso primeiro destino: Pangane!!! Fica a 210Km de Pemba, dos quais 150 são de alcatrão, 50 de picada e 10 de areia. A viagem demora aproximadamente 3h...na qual se vê povoações e aldeias que jamais esquecerei!!!

legenda: Macomia

Macomia é a aldeia onde acaba a estrada de alcatrão e onde começa a picada.... foi lá que parámos para beber e trincar qualquer coisa, pois a partir deste ponto é bastante mais difícil de arranjar mantimentos...Pode dizer-se que foi neste ponto que entrámos em África profunda, se é que ainda não tinhamos entrado. A experiência com a povoação foi gratificante...Assim como tem vindo a ser noutros locais...Quanto mais longe de Maputo, mais se sente a cultura, o modo de estar, e as tradições do país....mas acima de tudo, e infelizmente, sentem-se as dificuldades diárias com que se deparam estas pessoas, que parecem ter caído no esquecimento de um estado soberano...


O mais íncrivel, é que apesar de tudo, são pessoas que conseguem esboçar um sorriso e ser alegres com o pouco que têm... E quando falo de pouco, falo de uma região onde quase não se vêem automóveis, onde se tem de andar Kms e Kms de bicicleta ou a pé para ir buscar água (se houver) e outros bens de 1ª necessidade, que já de si são escassos, e onde nestes percursos quase diários se podem deparar com obstáculos, como elefantes ou outros animais. Mas apesar de inconformado, senti-me fascinado com tudo o que ia conseguindo captar!!!


São regiões perfeitas para fazer turismo, mas decerto muito duras para viver!!!

Abreijos TugóMoçambicanos

 Posted by Picasa

terça-feira, setembro 19, 2006

Pemba!!!
...essa bela localidade....


Os Aventureiros
: Eu; Renato; Rui; Botte....mais um acréscimo multi cultural que perceberão ao longo do post...

E finalmente chegou este destino que tanto ansiava!!! Mas antes de pisar solo de Pemba, o avião ainda fez escala em Nampula, apesar das várias tentativas efectuadas por nós, em desviá-lo directamente para o destino final!! A elite armada denominada "Os Filhos do Maputo", não foi levada a sério, e lá aterramos...Não me importei nada com esta pequena paragem... A vista do avião ao aterrar é lindíssima, com penedos gigantescos a brotar da superfície... Confesso que fiquei com alguma curiosidade em visitar Nampula e arredores, não fosse o maior desejo que fica mais a norte: Pemba!!!


Já do avião, e ao avistar a cor do mar que banha a ínsua onde se situa Pemba, o panorama é de "colar o pistão", como podem confirmar!!! Sem dúvida que a paisagem já de si era um presságio para umas mini-férias de 5 dias memoráveis!!! Escusado será dizer que a disposição era óptima e invejável!!!


Do aeroporto, apanhámos um chapa (transporte semi-colectivo cá da terra), que nos levou até ao centro de cidade, onde íamos tentar alugar um 4X4 para dar seguimento aos planos que tinhamos delineado...Mas como os imprevistos são o "pão nosso de cada dia", e nada a que ainda não estejamos habituados, depois de procurarmos por todo o centro da cidade um jipe para alugar, este teimava em não aparecer. A óptima disposição começava a dar espaço a alguma frustração, pois sem jipe o roteiro definido iria sofrer bastantes alterações...Além disso, o cansaço começava a ganhar algum terreno, e por isso decidimos ir para o campismo onde iríamos pernoitar...Logo que lá chegamos, resolvemos esfriar a cabeça com um mergulhinho no mar que já tinhamos avistado do avião....Delicious!!! E não é que surtiu efeito....Passo a explicar...depois deste mergulho e após vários contactos efectuados, lá conseguimos um bólide 4X4 disponível para a nossa aventura....Único senão: o jipe vinha com motorista incorporado!!! Nada que fizesse grande diferença comparando este facto à situação de não arranjar 4X4!!! O plano tomava forma novamente, estava outra vez a correr conforme previsto!!!


No parque de campismo, conhecemos então o Eugénio, que passo a apresentar...um espano-marroquino, residente na Bélgica, que detém um portfólio de viagem invejável para qualquer um!!! Tenta fazer das viagens um modo de vida, e anda frequentemente de mochila às costas, já faz uns anitos....Estava à espera de um amigo, que chegava daTânzania, Lôlo de seu nome... O Lôlo é um Catalão de Barcelona, adepto fervoroso do Real Madrid, só fala castelhano, com um sentido de humor invejável, e que tenta dar à vida o mesmo rumo que o Eugénio...Viajar o máximo possível!!!
Com a inclusão destes membros e óptimos companheiros de viagem, assim fica completo grupo com quem iria passar os próximos dias, nos destinos que publicarei nos próximos posts...só vos digo que as experiências e aventuras que passámos juntos, ficarão para sempre arquivadas nas memórias de todos...Por isso não percam o próximo episódio, porque nós também não!!!

Abreijos Tugó-Moçambicanos

Posted by Picasa

segunda-feira, setembro 11, 2006

Nova invenção: "Blog Tunning"!!!
Venho por este meio, informar-vos que a partir de agora já podem ver de que parte do mundo são as pessoas que visitam o meu blog!!! Para isto, basta clicarem no ícone que se encontra no fundo da página que se dá pelo nome de Geo Visitors!!!
Ah pois é!!! Benvindos ao tuning dos blogs!!! Começo finalmente a perceber porque razão as pessoas modificam os seus bólides. É que quando se começa a modificar ou "quitar" um objecto que nos pertence, o díficil é parar.... Faço a analogia apenas pelo gosto de quitar o meu blog!!! Mas acho que me fico por estas pequenas modificações...Tenho é algum receio de me viciar... Não ia gostar de ver este meu c9apretoebranco com "aileron", duas bufadeiras, baínhas raibantes, e um autocolante da Penélope pró toque de classe...penso eu de que!!!
Este, para além dos motivos atrás referidos, é um meio de ver a aceitação do blog aos demais. Isto porque com o excesso de comentários que são feitos neste espaço não consigo fazer uma média de visitas, pois o excel não tem capacidade para tal (não...não é uma indirecta...é mesmo uma directa)!!! ;-)
Abreijo TugóMoçambicanos

domingo, setembro 10, 2006

Um fim-de-semana com o Tio Campos!!!

Tio Campos

Aqui está o Tio Campos!!! É o proprietário de uma herdade fabulástica em Catembe!!! É um sítio acessível para passar os fins de semana, pois fica a pouco tempo de distância... Embora perto, parece que se está bastante longe de Maputo. A paisagem é totalmente diferente, e tem tipos natureza muito diversos dentro da fazenda. Desde a paisagem repleta de capim e cactos estilo savana, até aos Kms de uma planície imensa formada por um rio seco estilo deserto, e ao mangal com entrada directa para o rio.


São sempre fins de semana em que a vertente gastronómica não falha!!! Desde a feijoada ao bacalhau assado, a passar pelo pequeno almoço americano e pelos coelhos que se caçou, nada falta às barrigas famintas!!!


Além do prato principal, devido às culturas do ananás e legumes que o tio Campos tem na herdade, nunca falta a saladinha a acompanhar, e um ananás docinho para a sobremesa!!!
De dia repasto, de noite uma ida à caça complementada com um bom serão, são dias perfeitos para recarregar baterias e esfriar a cabeça para mais uma semana a "jobar"!!!

 Posted by Picasa

Bilene.... A despedida!!!


O último dia é sempre aquele que custa mais!!! Ir embora para o dia a dia, é como acordar quando se está a ter um bom sonho...mas, life goes on!!!


E para ser realmente um grande fim de semana, que melhor que festejar o aniversário de um gajo altamente!!! Parabéns J.P.!!! Fica a homenagem!!! Muitos e bons!!


E quem diria que o gafanhoto pau se vinha despedir de nós!!! Trouxe-nos até à outra margem da lagoa!!! Queria boleia até Maputo, mas não teve dinheiro para pagar a viagem!!! Fica para a próxima caro amigo!!!

E assim termina mais u relato deste meus fins de semana...

 Posted by Picasa

Mais uma chegada!!! Mais um paraíso!!!


Vejam o nível do spot!!! Qualidade de vida......Ah pois é!!!!
Aqui o pessoal gosta de se tratar bem!!! Ou aliás....Bem não....Muito bem!!!


Que tarde!!! Melhor era impossível!!! Foi passada na lagoa para onde o Lodge tem vista...grande tempo, comes e bebes, e grande companhia!!! Enfim......temporada bem passada, redobrada ao quadrado!!!!


As cores!!! A paz!!! A paisagem!!! Dá para ter uma ideia, não dá?
Daqueles spots que mesmo não tendo máquina para relatar a viagem, iria ficar processado no computador pessoal...directamente da retina para a memória!!


E a praia a uns Kms.....o que é que se pode querer mais?
Relaxamento total, repleto de momentos zen!!!

 Posted by Picasa

Bilene...Para acabar em beleza!!!

Como era o último fim-de-semana em que o Grupo Visabeira estava à frente do Hotel do Bilene, tívemos de ir lá encerrar as hostes pessoalmente (que chatisse...mas fizémos o esforço)!!!

Ficam com as fotos para relatar o fim de semana....and let the show begin:

O Grupo
legenda(de cima para baixo; da esq. para a direita)
Motorista; Fred; André; Carla; Manel; Moi Même; pessoal; João Pedro; Motorista again)

continuação
legenda (mesma lógica): Toni; Carlota; Manel; Nuno; Minha pessoa; Botte; Fred; Sílvia; João Pedro)

Deste modo ficam a conhecer parte do pessoal que se sabe divertir por terras africananas...e com os quais costumo ir para a borga!!!



Nunca pensei que um contentor pudesse flutuar....Afinal!!! É que para além de flutuar, leva bastantes pessoas em cima!!! Só um senão em relação a este bólide aquático...não é muito aerodinâmico!!! Valeu a experiência!!! Posted by Picasa

domingo, setembro 03, 2006

Krugger...a bombar!!!!!


Apesar de estar dentro do Krugger após o que passamos, ser por si só uma grande vitória..... e mesmo que só tivessemos visto gazelas e impalas (que cá para nós, são mais que as mães!!), dava-me por feliz, chegámos a 3h antes de ter de sair do parque sem avistar um único felino!!! Confesso que um certo sentimento de frustração já se começava a apoderar de mim...Ainda pedi ao Osvaldo para ir dar uma voltinha fora do jipe a sevir de chamariz, mas ele não foi na conversa!!!


Após tantas horas de esforço ócular, começava a ser díficil manter a concentração para tentar ver mais algum animal no meio da vegetação....mas não é que à ida embora, fomos abordados por outro carro para alertar-nos que tinham avistado um leopardo com uma presa em cima de um árvore (de notar que pela timidez do animal, são raras as aparições dele em público, e sortudas as pessoas que o avistam)....Prego a fundo, ultrapassando todos os limites de velocidade estabelecidos no parque, até.....ei-lo...ou ei-la....também não tava tão perto para distinguir o sexo!!

E para nossa delicia....enquanto a euforia ainda se apoderava de nós, quando já íamos em direcção à saída, eis mais um....Não me queria acreditar....dois Leopardos? Nos mesmo dia, a uma distância de 4Km? Não pode!!! Mas era verdade!!! Afinal há coisas mirambulantes!!! Foi lindo!!! O que melhor do que estas imagens na retina antes de voltar para Maputo?
Abreijos TugóMoçambicanos!!!

 Posted by Picasa

Geo Visitors Map